No mês de combate ao câncer de mama o Quiero Café quer levar mais informação até você. Por isso, separamos algumas dicas e cuidados essenciais para a prevenção. Mas lembre-se: não deixe de conversar com um médico em caso de dúvida!

Sinais de alerta

Fique atenta e procure um médico ao primeiro sinal de alerta: mudança na cor, no tamanho ou no formato do seio; retração ou desvio do mamilo ou saída de secreção do mesmo; vermelhidão, descamação, irritação ou aparecimento de irregularidades na pele da mama e caroço duro na axila.

Sintomas

O principal sintoma é o aparecimento de um nódulo, que pode ser de diferentes formatos e tamanhos, podendo ou não causar dor.

Diagnóstico

A MAMOGRAFIA é o exame mais importante para diagnosticar o câncer de mama precocemente, pois detecta o tumor antes de aparecerem os sintomas. Deve ser feita a partir dos 50 anos e repetida anualmente. Em casos de existir algum fator de risco, deve ser feita a partir dos 35 anos.

Fatores de risco

Aumentam as chances de surgimento da doença: histórico familiar, má alimentação, excesso de peso, uso de hormônios, gravidez tardia, idade e ingestão demasiada de bebidas alcoólicas.

Autoexame

Deve fazer parte da rotina de cuidados, mas SEMPRE aliado à MAMOGRAFIA e às visitas regulares ao seu médico, pois sozinho não é possível detectar o câncer em seu estágio inicial.

Cuidados

Optar por hábitos mais saudáveis como: realizar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada e controlar o peso corporal, manter os exames preventivos em dia e evitar a ingestão em excesso de bebidas alcoólicas.

Seja um dos primeiros a saber

Não fique de fora das últimas notícias e promoções do Quiero Café.

Tudo certo!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ops...

Infelizmente não podemos registrar seu e-mail no momento. Tente novamente mais tarde.

Acompanhe o Quiero Café